Qual é o melhor? Tapete higiênico lavável ou descartável? Descubra aqui!

Se você é tutor de um cachorro, seja filhote ou adulto, já deve ter ouvido falar de tapetes higiênicos para xixi e coco. O que talvez não saiba é qual a diferença entre tapete higiênico lavável ou descartável. Afinal, qual é melhor: tapete higiênico lavável ou descartável? 

Essa é a pergunta que vamos responder neste artigo. Além disso, você vai receber dicas importantes de como ensinar seu cachorro a fazer xixi no lugar certo. 

Tapete higiênico lavável ou descartável: vantagens e desvantagens

Listamos a seguir algumas vantagens e desvantagens do tapete higiênico lavável em relação ao tapete descartável, assim, você mesmo poderá tirar suas conclusões, de acordo com o que é mais importante para você. Confira!

Vantagens do tapete lavável

As principais vantagens do tapete higiênico lavável em relação ao descartável estão relacionadas ao preço e a redução do descarte de resíduos no meio ambiente. 

Um tapete higiênico lavável custa, em média, R$50 e pode ser lavado 300 vezes antes de perder a qualidade. 

Já o pacote de tapete descartável tem um custo médio de R$69,90, com 30 unidades (você encontra mais caros e mais baratos). Isso quer dizer que o custo de um tapete lavável é bem menor que um tapete descartável. 

Além disso, o lavável não vai para o lixo no final do dia, o que contribui para a redução de resíduos eliminados no meio ambiente. 

Parece perfeito, mas, nada é! A seguir separamos algumas desvantagens para você avaliar qual é melhor: tapete higiênico lavável ou descartável?

Desvantagens do tapete higienico lavável 

Confira agora a lista de desvantagens do uso de tapete higiênico lavável.

Falta de atrativo canino

O atrativo canino faz com que o cachorro tenha vontade de fazer xixi naquele tapete. É muito comum nos tapetes descartáveis.

Por ser feito de pano, o tapete lavável pode ser facilmente confundido com uma caminha e o cachorro pode deitar nele enquanto estiver limpo, dificultando o processo de aprendizagem do pet. 

Para contornar essa situação, uma dica é pressionar o tapete descartável com xixi no tapete lavável limpo para funcionar como um atrativo e o cachorro não deitar. 

Não tem neutralizador de odor

Esse é um quesito muito importante para quem quer tirar o cheiro de xixi do cachorro de casa. 

A falta do neutralizador de odor faz o cheiro de xixi se espalhar pelo ambiente, principalmente, se o tapete ficar o dia todo com xixi. 

Quase todas as marcas de tapete descartável tem um neutralizador de odor, que evita que o cheiro de xixi seja sentido por nós humanos, mantendo a casa com um cheiro mais agradável. 

Demora para secar

O tapete descartável tem algodão e gel, essa combinação faz com que pouco tempo depois de feito o xixi seque. Dessa forma, o cachorro pode pisar no tapete (para um próximo xixi) sem molhar as patas, consequentemente, evitando que ele suje a sua casa com a pata de xixi. 

No tapete lavável, por demorar muito a secar, é comum que o cachorro molhe as patas quando volta para fazer um novo xixi. Isso pode fazer com que ele leve xixi para dentro da sua casa, também contribuindo para o mau cheiro.

Isso sem contar que as patas úmidas favorecem a proliferação de fungos nas patinhas.

Como dissemos, a escolha entre tapete higiênico lavável ou descartável é individual, mas com a lista de prós e contras já dá para você definir qual melhor tapete higiênico lavável ou descartável para a sua necessidade e para as suas prioridades. 

Jornal ou tapete higiênico?

O jornal ainda é o campeão de uso para evitar o contato da urina do xixi do cachorro com o chão. Entretanto, ele não é a melhor opção para quem tem pet e a razão principal para isso é porque ele dificulta que você identifique alguma alteração nas cores da urina. 

Devido à sua cor e às figuras, o jornal impede que você veja a cor do xixi do seu cachorro. Isso impossibilita que você veja se há sangue na urina em fases iniciais de problemas comuns em animais. 

Em jornal, só é possível identificar se há sangue na urina quando o tom do vermelho já está muito forte, o que quer dizer que o problema do animal já está avançado. Para diagnosticar alguma alteração na saúde do pet com antecedência a melhor opção é o tapete higiênico lavável ou descartável branco. 

Repetindo: é extremamente recomendado que você prefira um tapete higiênico lavável ou descartável branco. Um tapete cinza ou com desenhos vai dificultar a identificação de qualquer alteração na urina. 

Como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo

Ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo faz parte da rotina de treinamento que envolvem adestrar o cão em casa

E se você logo pensou que isso vai sair caro, é porque ainda não conheceu os cursos de adestramento para cachorros online como:

Os cursos e ebooks que indicamos oferecem conteúdo completo, com muito mais que dicas de como fazer seu cão fazer xixi e coco no lugar certo. São conteúdos para te ajudar a adestrar seu pet, evitando:

Então inscreva-se em um dos cursos de como adestrar cachorro filhote e adulto.

Esperamos ter ajudado você a escolher o melhor tapete higiênico para cachorro. Se você tiver outras dicas para ajudar nossos leitores, deixe nos comentários. Testou algum tapete? O que achou? Compartilhe conosco a sua experiência.

Comente Abaixo