Tudo o que você precisa saber sobre coronavírus em cachorros

Neste momento de muita preocupação com esta pandemia que assola o mundo uma pergunta nos vem à mente: é possível coronavírus em cachorros?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), não há evidências de que o coronavírus em cães possam ser transmitidos para os seres humanos.

Segundo alguns estudos recentes, o coronavírus em cães até é possível, como alguns casos reportados de COVID-19 em cães que foram infectados pelos seus donos doentes. 

Porém, segundo pesquisas preliminares, o vírus “se replica mal em cães” e eles não transmitem o vírus para os seres humanos. Ainda segundo as informações dessas pesquisas, os cães também não apresentam sintomas visíveis do atual COVID-19.

Portanto, você não tem motivos para se preocupar com seu pet!

Mas, e o coronavírus canino?

O coronavírus canino já é bem conhecido dos cientistas e especialistas desta área e também não é transmissível para nós, seres humanos!

Para aprendermos mais sobre esse assunto, fizemos este guia para que você cuide de você e de seu amigo de quatro patas.

Portanto, segue com a gente!

Leia também: Comida natural para cachorro: passos para criar uma dieta ideal [com tabela de quantidade]

Como é o coronavírus em cães?

O coronavírus é o nome que se dá a uma grande família de vírus, ao qual o atual COVID-19 também faz parte.

Existem dois tipos de coronavírus em cachorro conhecidos. Eles são:

  • canine respiratory coronavirus (CRCoV)
  • canine coronavirus (CCoV)

A canine respiratory coronavirus (CRCoV) atinge o sistema respiratório dos cães e foi descoberta em 2003 na Europa.

Normalmente acometida em grandes grupos de cães como canis, abrigos e hospitais veterinários, é caracterizada por tosse seca e pode progredir para uma broncopneumonia. Apesar de ter baixa mortalidade, ela é altamente contagiosa entre os cães.

Ela é conhecida em alguns lugares como “tosse do canil”. E seus sintomas são: tosse e secreção nasal.

A canine coronavirus (CCoV) é um pouco mais comum e conhecida popularmente como coronavirose.

Portanto, vamos então conhecer um pouco melhor o que é coronavirose, seus sintomas e como devem ser os cuidados com seu pet.

O que é coronavirose?

O que é coronavirose e porque ele é diferente do atual COVID-19 em cachorro?

A coronavirose em cachorros é o nome dados popularmente para o canine coronavirus (CCoV). Apesar de ser semelhante a outros tipos de coronavírus, ataca somente cães. Além de não ser transmissível para nós seres humanos.

Este tipo de coronavírus causa gastroenterite canina, infectando as células do intestino de seu cão, podendo levar a inflamações de leve a grave.

O diagnóstico do coronavirose em cachorros é confirmado a partir de testes laboratoriais, geralmente moleculares. Tornando-a assim, um pouco mais difícil de ser diagnosticada.

O coronavírus que oferece riscos aos nosso cães são conhecidos há algum tempo pelos cientistas e inclusive já temos até vacina para proteger nossos pets. Neste caso a vacina V8 ou V10.

Sintomas da coronavirose em cachorros (CCoV)

Os principais sintomas da coronavirose em cachorros são:

  • febre
  • vômitos
  • desidratação
  • anemia
  • diarréia
  • cólicas estomacais
  • perda de apetite e
  • apatia

Causas da coronavirose

A coronavirose acontece pelo contato com outros cães infectados. Este contato pode ser entre mucosas ou mesmo secreções infectadas.

A contaminação também pode acontecer por objetos contaminados, como brinquedos e comedouros contaminados por outro cão.

Tratamento e prevenção

A coronavirose não tem um medicamento que atue diretamente em seu combate. Dessa forma, o tratamento fica por conta do tratamento de suporte e alívio dos sintomas e complicações causadas pelo vírus.

A prevenção, como já adiantamos, é feita a partir da vacina polivalente, que normalmente é dada a partir dos 45 dias de vida dos animais. 

Além da coronavirose, a mesma vacina também imuniza outras doenças virais como:

  • cinomose, 
  • parvovirose,
  • adenovirose entre outras.

Como você pode ver, o COVID-19 em cachorros não é comum, mesmo que eles possam ser infectados por nós, eles não oferecem riscos de transmissão da doença. Segundo os estudos e a OMS.

Mas devemos sempre ter alguns cuidados que vão ajudar você e seu cão a ficarem menos expostos a riscos de todo tipo de doença infectocontagiosa. Vamos falar mais sobre eles.

Cuidados com os cães

Uma das principais recomendações da OMS a respeito do COVID-19 em cães é que pessoas infectadas com o coronavírus fiquem longe de seus cães, evitando um possível contágio deles. Os estudos ainda não são conclusivos nessa área mas todo cuidado é pouco.

Os cuidados com o seu cão vão se basear na higiene, assim como são os nossos cuidados em relação ao COVID-19.

Portanto, é sempre importante lavar bem as mãos antes e depois de brincar com seu cão, além de também lavar após lidar com seus brinquedos, utensílios e recolha de suas fezes.

Higienizar as patas deles depois de um bom passeio também é uma ótima forma de afastar problemas.

Leia também: [Tutorial] Como dar banho em cachorro e deixar ele cheiroso

Pronto para cuidar ainda mais de seu amigo pet?

Como você pode perceber, o coronavírus em cachorros não oferece nenhum perigo a nós seus tutores!

Portanto, você não tem nada que se preocupar com seu cãozinho, a não ser os cuidados de sempre com sua saúde e higiene. Apesar deles terem um tipo de coronavírus que só acomete eles, este vírus pode ser facilmente evitado com a correta vacinação.

Agora, é manter os cuidados e fazer o nosso melhor para passarmos por toda essa pandemia da melhor maneira possível. Com esse doguinho aí do lado, companhia para a quarentena é que não vai faltar, não é mesmo?!

Se você ainda está em busca do cão ideal para alegrar ainda mais a sua vida indicamos que acesse nosso artigo, Melhores cachorros para apartamentos: 12 raças que vão manter a paz no condomínio e na sua casa”. 

Crush Pets
  • Crush Pets é um Blog para todos os amantes de Pets. Seja cachorro, gato, tartaruga, furão, peixe... tanto faz! Aqui juntamos a comunidade e falamos sobre como cuidar dos animais que amamos 😉

ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS FRESQUINHOS