Como ensinar cachorro velho a fazer necessidades no lugar certo!

Buscar como ensinar cachorro velho a fazer necessidades no lugar certo é uma ótima forma de aprender um pouco mais sobre nossos amigos de 4 patas.

E você, como um tutor responsável, está procurando o melhor para saber como educar cachorro idoso.

Nós amamos nossos pets e queremos sempre o melhor para eles, e isso também significa o melhor pra gente também, não é mesmo?!

Aprender como ensinar cachorro adulto a fazer necessidades no lugar certo vai te ajudar a ter menos trabalho com seu amigo de 4 patas, mas não só isso. Vai te ajudar também a ter um maior controle sobre ele.

Portanto, para que você saiba como ensinar cachorro velho a fazer necessidades no lugar certo, escrevemos este post para você.

Aqui você terá respostas para as questões frequentes que os tutores enfrentam: como ensinar cachorro adulto a fazer necessidade no lugar certo?

Meu cachorro desaprendeu a fazer as necessidades no lugar certo, o que fazer?

Como educar cachorro idoso?

Portanto, para sanar todas estas dúvidas, com foco em como ensinar cachorro velho a fazer necessidades no lugar certo, criamos este guia que vai te ajudar na sua relação com o seu idoso de quatro patas mais querido!

Ah! E no final temos uma dica extra para você!

Como ensinar cachorro velho a fazer necessidades no lugar certo

Saber como educar cachorro idoso exige muita paciência e carinho. Portanto, já prepare o seu psicológico e arrume tempo para dedicar a seu amigo.

Dito isso, preciso dar algumas outras dicas básicas antes de começarmos, efetivamente, a tirar as dúvidas deste guia. 

  • Além de tempo e paciência, aprender como ensinar cachorro velho a fazer xixi e coco no lugar certo, vai exigir que você entenda que ele vai relutar no início. É um ensinamento novo, e mudanças não são bem recebidas nem por nós humanos. Com eles não seria diferente, não é mesmo?
  • Os cachorros gostam muito de agradar seus donos. Use isso a seu favor!
  • Em situações como: “meu cachorro desaprendeu a fazer as necessidades no lugar certo”, você precisa tentar descobrir o que desencadeou essa mudança nele. E entender o motivo, para assim desfazer o ocorrido.
  • Cachorros de qualquer idade são capazes de aprender. Não existe cachorro que não possa ser ensinado. Assim como você pode ensinar filhote de cachorro a fazer as necessidades no lugar certo, também pode com um idoso. Tudo o que você precisa é de um incentivo certo! E não há cachorro que ignore um belo petisco de recompensa. Pode acreditar!
  • Não dê bronca em seu cachorro caso ele erre! Isso pode trazer grandes problemas como a cropofagia (quando o cachorro come as próprias fezes). Que é um problema mais complicado de se resolver.

Vamos então ao passo a passo de como ensinar cachorro velho a fazer necessidades no lugar certo.

1° passo: o seu local

Escolha o lugar onde você quer que seu cachorro faça suas necessidades.

Para que seu cachorro aprenda com mais facilidade, escolha um local com terra, grama ou forre este local com jornal ou tapete higiênico.

Tudo isso vai ajudar seu cachorro a marcar melhor o local desejado.

2° passo: aprendendo com o erro

Uma boa forma de ensinar cachorro adulto a fazer necessidades no lugar certo é ajudar ele a entender o lugar onde você deseja que ele faça suas necessidades.

Para isso, umedeça um pano descartável com um pouco do xixi dele e pressione no tapete higiênico ou jornal, no qual você deseja que ele faça os próximos xixis. Isso vai ajudar ele a reconhecer que aquele lugar ali é um local marcado.

Para melhorar ainda mais o resultado, segue o 3° passo!

3° passo: apagando os erros

Para que ele perca os pontos de referências das últimas vezes que errou, é preciso que você tire qualquer cheiro ou vestígios dos locais onde você não deseja que ele faça novamente. Em lojas especializadas você encontra produtos específicos para ajudar nessa função.

Além disso, é importante que ele não veja você limpando estes locais. Portanto, tire-o do local e limpe sem que ele veja.

4° passo: recompensar os acertos

Como educar cachorro idoso da melhor maneira? Recompensando!

Na verdade, como você já viu aqui, recompensas são bem vindas em qualquer idade no processo de como ensinar cachorro a fazer as necessidades no lugar certo, e ajudam a reforçar bons comportamentos.

Cachorros são animais que gostam de agradar seus donos, e para isso basta que você demonstre a ele que você gostou de sua atitude ao acertar o local onde ele deveria fazer suas necessidades.

Você pode recompensá-lo com petiscos ou mesmo com afagos. Basta mostrar a ele que ele acertou!

Mas, procure fazer no momento em que ele tiver acertado, para não correr o risco dele não fazer a relação de causa e efeito.

5° passo: tenha uma rotina

Com uma rotina ficará muito mais fácil você prever as necessidades de seu cachorro. E assim poder corrigi-las no momento correto.

Momentos como, pela manhã ao acordar e logo após as refeições, são ideais para ficar de olho e saber quando ele vai fazer suas necessidades.

Acompanhe sua rotina e esteja atento para levá-lo até o local onde você deseja que ele faça suas necessidades.

6° passo: repita e repita

Repita o processo. Simples assim.

Cachorros aprendem com a repetição e muitas vezes cães mais velhos já entenderam o que você quer, mas tentarão vencer você.

Não deixe que eles te frustrem e insista até que você, como bom tutor, mostre a ele que não vai desistir.

Como você pode ver, aprender como ensinar cachorro velho a fazer xixi e coco no lugar certo, não é nenhum mistério de outro mundo.

Exige paciência e muito amor. Coisas que eles dão de sobra para a gente.

E se você também faz parte do grupo de pessoas que procuram por respostas à: “meu cachorro desaprendeu a fazer as necessidades no lugar certo”

Lembre-se de que ele pode estar tentando te chamar a atenção para alguma coisa. Siga com o processo de reaprendizagem e seja feliz!

Leia também: [Guia] Melhores dicas de como acalmar cachorro agitado

Dica extra!

Uma dica extra de como educar cachorro idoso é começar educando a você mesmo.

Fazer um curso de adestramento para cachorro é uma boa ideia e vai te ajudar a aprender muito mais sobre comportamento canino. 

Aprimorando seus conhecimentos, vai ficar ainda mais fácil saber como ensinar cachorro adulto a fazer necessidades no lugar certo, além de muitos outros treinamentos.

Nada melhor do que aprender você mesmo as melhores técnicas para aplicar em qualquer cachorro, com um curso de adestramento online.

Por um baixíssimo custo você consegue se especializar e evitar diversos problemas que um cão com mau comportamento pode trazer. 

Pense bem, mais vale aquele sofá rasgado, aquela estante mordida, ou um maior controle sobre o seu amigo pet?

Aproveite estas opções que separamos para você, se inscreva em um dos cursos de adestramento de cachorros online e livre-se desses problemas.

Algumas boas opções de cursos:

E não deixe de nos contar como está sendo sua experiência!

Nestes cursos você aprenderá os princípios por trás de cada exercício e entender em que se baseiam estas técnicas, como as que você acabou de ver aqui.

Quando você ver os resultados de aprender como ensinar cachorro velho a fazer necessidades no lugar certo, você verá que valeu a pena!

Crush Pets
  • Crush Pets é um Blog para todos os amantes de Pets. Seja cachorro, gato, tartaruga, furão, peixe... tanto faz! Aqui juntamos a comunidade e falamos sobre como cuidar dos animais que amamos 😉

ARTIGOS RELACIONADOS

- Advertisement -

POSTS FRESQUINHOS