Como ensinar seu cachorro a fazer as necessidades no lugar

Aprender como ensinar seu cachorro para fazer as necessidades no lugar certo é um dos primeiros ensinamentos que ele deve aprender ao chegar em sua casa. Ou mesmo se você se mudar e precisar reeducar seu cachorro em um novo local.

Os cachorros são muito inteligentes e aprendem facilmente observando as atitudes de seu dono.

Mas, calma!

Não é pra você mostrar a ele literalmente! kkkk

Existem várias formas de incentivar o seu cachorro a acertar o lugar que você quer e isso vai te poupar de um trabalho muito maior do que o de como ensinar seu cachorro para fazer as necessidades no lugar certo.

Portanto, para resolvermos este seu problema, escrevemos este post.

Vamos ao que interessa, aprender como ensinar seu cachorro para fazer as necessidades no lugar certo, de uma vez por todas!

Ah! E no final daremos a você algumas dicas bônus!

Passo a passo de como ensinar seu cachorro para fazer as necessidades no lugar certo

Vamos colocar em passos simples que você pode seguir com o seu dog, para facilitar não só o aprendizado dele mas também o seu trabalho.

Fizemos o nosso passo a passo de como ensinar um cachorro para fazer as necessidades no lugar certo, seguindo dois caminhos/situações:

  • Situação A: Ele acabou de chegar (ou ainda vai chegar) e você pode preparar sua estratégia para ele fazer suas necessidades.
  • Situação B: Seu cachorro já está espalhando suas necessidades pela sua casa e dando muito trabalho.

Alguns pontos importantes antes de começarmos a ensinar seu cachorro a fazer xixi e coco no lugar certo!

  • Alguns horários são mais propícios para seu cachorro fazer suas necessidades. Normalmente logo pela manhã quando acordam e depois das refeições.
  • Esfregar o focinho do cachorro em suas fezes ou xixi, além de não ajudar em nada o ensinamento, ainda podem trazer grandes problemas futuros. Há muitos relatos de cachorros que comem suas próprias fezes para evitar que seus donos as vejam. Pois é! Você não vai querer isso para seu amiguinho, não é mesmo?!
  • Todo cachorro é inteligente e tudo o que ele precisa é de sua paciência. Então, como qualquer um que esteja aprendendo algo novo, eles também precisam de paciência de seus tutores.
  • Já tenha em mente qual o melhor lugar para o cachorro fazer necessidades.

Situação A: o cachorro acabou de chegar!

A primeira situação é aquela ideal onde você pôde se preparar para a chegada de seu novo amiguinho de quatro patas. 

Dessa forma, você já pode preparar algumas estratégias que vão te ajudar. Nesse caso, o passo a passo de como ensinar um cachorro para fazer as necessidades no lugar certo será o seguinte:

  • Escolha qual o melhor lugar para o cachorro fazer necessidades: este local pode ser forrado por jornal, ou mesmo usar tapetes higiênicos descartáveis que você encontra em lojas especializadas.
  • Faça um cercado restringindo o cachorro a apenas o local escolhido: um cachorro filhote não precisa de muito espaço e pode muito bem se adaptar em locais menores. Aproveite disso e apenas deixe que ele saia para comer. Justamente para a comida não ficar no mesmo ambiente que ele faz suas necessidades. Apenas deixe água dentro do cercado (com a máxima distância possível dos pontos onde você quer que ele faça as necessidades).
  • Vá aumentando seu cercado gradativamente: conforme ele vai acertando o local, você deve ir aumentando sua área de acesso, até que ele possa ficar livre.
  • Use a estratégia de reforço positivo: toda vez que você ver que ele acertou o local onde você quer que ele faça suas necessidades, agrade-o! Seja com um petisco ou mesmo com um afago! Isso vai incentivá-lo a repetir o processo e com algumas repetições, aquele local já ficará marcado em sua memória. É importante que você recompense sempre assim que ele acertar, para que você tenha o melhor resultado.

Esse é o básico de como ensinar seu cachorro a fazer xixi e coco no lugar certo.

Situação B: o caos está instaurado!

A situação B é aquela em que você já está enfrentando problemas com seu cachorro e precisa resolver a questão, o quanto antes. Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no jornal ou no tapete higiênico.

Se o seu cachorro já está andando livremente por sua casa e fazendo suas necessidades onde não deve, você vai precisar, primeiramente, desassociar estes locais.

Só a partir daí você deve iniciar o passo a passo da Situação B.

Para isso você vai precisar dos seguintes passos:

  • Usar um produto para tirar os resíduos das fezes e da urina: em lojas pets especializadas você encontra produtos removedores enzimáticos, que vão tirar o cheiro que faz com que seus cachorros voltem a utilizar os mesmos locais.
  • Usar a urina de seu cão no local onde você deseja: essa é uma estratégia que pode ajudar muito seu cão a assimilar o local pretendido por você. Pegue um pouco (realmente pouco) da urina dele e passe levemente nos locais onde você deseja que ele faça suas necessidades.
  • Não deixe que ele te veja limpando o erro: quando o cachorro estiver errado, coloque-o em seguida em um local separado, que ele não consiga te ver. E só então limpe a sujeira dele. Não demonstre emoção nesse momento pois, se ele entender que aquilo mexe contigo, ele pode começar a usar para chamar atenção.

A partir deste passo a passo, você já pode repetir o que falamos na Situação A. E para tal, você já deve ter em mente qual o melhor lugar para o cachorro fazer necessidades.

Dicas e técnicas para ensinar seu cachorro a fazer necessidades no lugar certo trazem outros resultados como um maior controle sobre o seu pet, além de presença como seu líder.

Dicas bônus!

Nossas dicas bônus de como ensinar um cachorro para fazer as necessidades no lugar certo são para você que quer ir além, e ter maior controle sobre o seu pet!

Para isso, nada melhor do que aprender você mesmo as melhores técnicas para aplicar em qualquer cachorro, com um curso de adestramento online.

Por um baixíssimo custo você consegue se especializar e evitar diversos problemas que um cão com mau comportamento pode trazer. Pense bem, mais vale aquele sofá rasgado, aquela estante mordida, ou um maior controle sobre o seu amigo pet?

Aproveite e inscreva-se em um dos cursos de adestramento de cachorros online e livre-se desses problemas:

E não deixe de nos contar como está sendo sua experiência!

Nestes cursos você aprenderá os princípios por trás de cada exercício e entender em que se baseiam estas técnicas, como a que você acabou de ver.

Aprender como ensinar seu cachorro para fazer as necessidades no lugar certo é só o início de sua vida como tutor responsável.

Crush Pets
  • Crush Pets é um Blog para todos os amantes de Pets. Seja cachorro, gato, tartaruga, furão, peixe... tanto faz! Aqui juntamos a comunidade e falamos sobre como cuidar dos animais que amamos 😉

ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS FRESQUINHOS