Nos dias atuais, é enorme o número de pessoas que moram em apartamentos. E, na maioria das vezes, não são apartamentos grandes. Pelo contrário, os apartamentos estão cada vez menores. Em contrapartida, nosso amor pelos animais está cada vez maior. Para atender à essa realidade, quais seriam então os melhores cachorros para apartamentos?
Antes de analisarmos qual o melhor cachorro para apartamento, é preciso saber que a lei brasileira permite sim que se tenha um cachorro de estimação no apartamento desde que ele não atrapalhe e não coloque em risco a integridade física dos outros condôminos.
Portanto, o condomínio não pode proibir um morador de ter um cachorro.
A proibição só vale se animal representar risco à:
- segurança;
- à higiene;
- à saúde;
- ao sossego dos demais moradores do condomínio.
Essa é uma das razões para você aprender como acalmar um cachorro. Afinal, um animal calmo e feliz é bem vindo em qualquer lugar!
No entanto, as convenções do seu condomínio podem colocar regras na forma como os animais deverão ser mantidos nas áreas de uso comum, como por exemplo, estabelecer que devam circular nas áreas comuns:
- com guia;
- usar focinheira caso seja bravo;
- não fazer uso do elevador social;
- não ficar latindo a noite toda, etc.
Se o seu cachorro é bonzinho, mas late muito, algumas técnicas podem resolver o problema e acabar com a perturbação que ele causa à vizinhança. Para conhecer essas técnicas acesse o artigo; “[REVELADO] Como fazer o cachorro parar de latir: 7 dicas 🐶”.
Aí também entra o bom senso do proprietário do animal. Então, qual o melhor cachorro para apartamento?
Dicas gerais para manter qualquer cachorro em apartamento
Antes da escolha, é preciso levar em conta alguns pontos, como por exemplo se ele vai ficar sozinho no apartamento a maior parte do tempo.
Animais precisam de atenção, cuidado e presença.
Se for esse o caso, será necessário que você faça uma “compensação” para que ele não se sinta abandonado.
Na verdade, o ideal seria se você pudesse ter dois animais. Dessa forma, um faria companhia para o outro! Já pensou nessa possibilidade?
Mas, no caso de não ser uma ideia viável, você deverá proporcionar a seu cão algumas distrações, como por exemplo:
- no espaço em que ele for ficar, espalhe brinquedinhos, alguns vem com petiscos dentro que são liberados aos poucos, eles são ótimos para manter o animal entretido;
- deixe a cama do seu pet em um lugar arejado;
- dê uma passeio com o animal antes de sair de casa. Se você trabalha o dia todo, acorde 30 minutos antes do que você está acostumado atualmente e dê um passeio com seu animal. Isso vai cansá-lo logo pela manhã, além disso ele gasta uma energia, que quando acumulada vai deixá-lo agitado e pode incomodar o vizinhos;
- esforce-se para manter seu cão ocupado e feliz! E, principalmente, quando retornar, faça um bom passeio e dê muita atenção para ele!
Agora, respondendo a pergunta: Qual o melhor cachorro para apartamento?
Melhores cachorros para apartamentos: conheça as raças mais indicadas
Segue abaixo uma lista dos melhores cachorros para apartamentos. Leia, analise e veja qual das raças melhor se encaixa no perfil que você está procurando.
Lhasa Apso
De porte pequeno, com temperamento equilibrado, independente, tranquilo e determinado, o Lhasa Apso é considerado um dos melhores cachorros para apartamentos.
Em geral essa raça adapta-se com facilidade em ficar sozinho. Como são bastante peludos, a tosa tem que ser frequente.
Basset Hound
Com temperamento beeeeem tranquilo, essa raça gosta muito de comer e dormir.
Bastante independente, não costuma gostar muito de ficar no colo.
Como tem tendência a ficar obeso, uma caminhada diária é recomendável. É uma ótima opção no quesito melhor cachorro para apartamento.
Leia também: 11 dicas para passear com cachorro: fim do mal comportamento
Schnauzer
Carinhoso, brincalhão, independente e muito inteligente. Não sofrem com espaço reduzido, adaptando-se facilmente em ficar sozinhos, mas requer bastante atenção quando tem alguém em casa pois é bastante ciumento com seu dono.
Outra ótima opção de melhor cachorro para apartamento.
Shih-Tzu
De porte pequeno, são:
- calmos;
- dóceis;
- e adaptam-se bem a ficar sozinho.
Não é de latir e nem de ficar ansioso, mas são bastante desconfiados na presença de pessoas estranhas. Portanto, é recomendável que seja feita uma socialização para que se transforme em um animal adulto tranquilo.
Também necessitam de tosa mais frequente.
West Highlander Terrier
De porte pequeno, possuem um temperamento dinâmico, inteligente e independente, o que facilita o adestramento.
É uma raça que pode ficar sozinha sem maiores problemas. Como é muito brincalhão, é necessário que você dê bastante atenção e faça passeios para que ele gaste essa energia. Com esses cuidados você terá ao seu lado, um dos melhores cachorros para apartamento, dessa lista!
Bulldog Francês
Também são uma ótima opção de cães para apartamento, mas devem ser socializados.
Não precisam de muito espaço, são muito dóceis e amáveis, especialmente com crianças e até com outros animais.
Costumam ser um pouco bagunceiros.
Não é recomendável deixá-los sozinhos por muito tempo.
Maltês
De porte pequeno, adapta-se facilmente a apartamentos. Porém, não se adaptam com a solidão, podendo desenvolver ansiedade por separação. Precisam de companhia. Ideal para donos alérgicos uma vez que seu pelo se parece com o cabelo humano.
Pug
Bastante tranquilos, brincalhões e carinhosos, adoram a companhia de seus donos, ou seja, não gostam de ficar sozinhos. Entre algumas de suas vantagens está o fato de:
- serem fáceis de socializar;
- não latirem muito;
- costumam gostar bastante de crianças;
- requerem pouco espaço;
- não precisam de muita atividade física.
Spitz Alemão (Lulu da Pomerânia)
Possuem um comportamento muito dócil e costumam ser bastante apegados aos seus donos.
Inteligentes e tranquilos, são facilmente adestrados, mas não gostam de ficar sozinhos.
Não costumam latir muito. Apesar de muito peludos, não precisam de tosa.
Yorkshire Terrier
Ideal para donos alérgicos, pois não soltam pêlos. Ideal também para que tem pouco espaço.
Por seu temperamento enérgico e brincalhão, precisam ser educados e socializados desde filhotes para evitar problemas de conduta, como:
- latidos em excesso;
- mania de destruir itens domésticos como almofadas e sapatos;
- comportamentos possessivos.
Apesar de terem bastante energia, esses cães se dão bem com poucos passeios. Precisam de escovação frequente e tosas e banhos semanais.
Poodle
Pequenos e fofos, é um dos melhores cachorros para apartamentos e um dos mais inteligentes. Mas, precisam de muito exercício e demandam bastante atenção.
É preciso que sejam treinados para evitar alguns transtornos para os vizinhos, como latir em demasia. Portanto, para quem fica fora de casa o dia todo, pode não ser uma boa opção.
Sem raça definida (SRD)
São os famosos vira-latas.
Normalmente, estão disponíveis em abrigos para adoção. Se você tem a intenção de adotar um, procure um abrigo sério para que ele lhe dê maiores informações sobre a personalidade do cão.
Um ponto a favor dos cachorros SRD é que eles possuem baixa predisposição genética de desenvolver doenças hereditárias, que são muito frequentes nos cachorros de raça. E estão cheios de amor para dar e receber.
Você deve controlar o temperamento do seu cachorro
Todas as raças relacionadas acima estão incluídas na relação de melhores cachorros para apartamentos, entretanto, mais importante do que a raça do animal, é você trabalhar o comportamento do seu novo companheiro.
Cães equilibrados são mais felizes e têm menos chances de sofrerem com sua ausência e, consequentemente, de atrapalharem seus vizinhos…
E atenção! Os cuidados com a saúde do animal são fundamentais. Procure estar sempre com as vacinas em dia e leve ao veterinário quando perceber alguma alteração no comportamento de seu companheiro pet.
Outro ponto importante: nossos animaizinhos precisam de passeios diários – temos esse post completo com 11 dicas para passear com seu cão. Isso é para evitar que:
- engordem;
- tenham problemas de articulações;
- problemas de coração;
- distúrbios psicológicos, como estresse excessivo, ansiedade e depressão.
E então, respondida a pergunta de quais são os melhores cachorros para apartamentos?
Talvez um outro receio que você tem sobre ter um dog no apê seja o cheiro do xixi que seu animal pode deixar. Mas calma, isso não é motivo para deixar de ter um cãopanheiro! Leia o artigo; “Como tirar cheiro de xixi de cachorro: 2 dicas direto no 🎯” e receba algumas dicas para evitar esse problema.
E uma dica bônus: adestre seu cão como um profissional!
Para comportamentos comuns, como cachorro muito agitado e latidos em excesso, você mesmo, como tutor pode aplicar alguns treinamentos.
Para isso, entretanto, é indicado que você aprenda as técnicas corretas em um curso de adestramento online.
Nesses cursos é possível aprender como adestrar um cachorro filhote ou adulto, e tudo isso por valores muito menores do que os relacionados à contratação de um profissional, custando a partir de R$49,90.
O adestramento pode ajudar você a evitar e a resolver outros problemas como:
- latidos em excesso,
- fazer coco ou xixi no lugar errado,
- agressividade,
- destruição de chinelos, sofás e móveis,
- necessidade de atenção o tempo todo.
Um curso de R$49,90 pode evitar que você receba multas do condomínio, tenha problemas com vizinhos e mesmo que precise gastar para comprar um novo sofá e outros móveis. Aqui vão alguns cursos e materiais online que sugerimos:
E aí, o que achou dessas dicas? Pronto para escolher o seu cãopanheiro? Compartilha esse post com a família e vá em frente, com certeza ele te dará muitos momentos felizes! 🐶❤️