Alimentação natural para cães: Quais as melhores carnes para cachorro?

Uma tendência que cresce cada dia mais é a alimentação natural para cães. Seja uma alimentação à base de legumes, frutas ou carne para cachorro. E é aí que muita gente fica com dúvidas: é permitido dar carne para cachorro? Quais são as melhores carnes para cachorro? Essas são algumas das questões comuns quando pensamos em alimentação natural. Seja nos petiscos entre as refeições que nossos amiguinhos gostam tanto ou nas refeições principais. 

Para oferecer comida natural caseira para cachorro devemos tomar alguns cuidados para não tornar essa alimentação perigosa, afinal, dependendo do que você der pode acontecer justamente ao contrário, ao invés de ajudar seu amigo, você pode prejudicar a saúde deles. 

O objetivo deste artigo é justamente entender melhor o que podemos dar para nossos animais de estimação, especialmente os cachorros.

Posso dar carne para meu cachorro? 

A primeira pergunta que aparece é se pode dar carne para cachorro e a resposta é sim. Mas quais os melhores cortes? Será que a carne bovina é a melhor opção? Será que frango para cachorro é bom? E a carne de porco para cachorro, será que é uma boa opção? Vamos entender mais sobre isso 

Melhores carnes de boi para cachorro

De uma forma geral a carne bovina é uma ótima opção para nossos amigos de quatro patas e está entre as melhores carnes para cachorro consumir quando estamos pensando em uma dieta a base de alimentos naturais.

As melhores carnes para cachorro são as carnes mais magras, sem muita gordura isso ajuda tanto na regulação do sistema digestório quanto no controle de peso dos nossos amigos. 

Entre algumas das melhores opções de corte estão:

  • lagarto, 
  • acém, 
  • músculo, 
  • patinho,
  • coxão duro

Posso dar carne crua ou não? 

É possível sim dar carne crua para seu cachorro, pois ele possui uma fisiologia adequada para receber esse tipo de alimento. Mas apesar disso é mais indicado oferecer o alimento cozido, seja em água ou no vapor.

Apesar de não ser proibido oferecer o alimento cru para seu animal, a dieta a base de alimentos crus necessitam de um cuidado especial, para que não ocorra algum tipo de contaminação.

É importante falar que isso não é um impedimento, mas alguns cuidados especiais devem ser tomados ao dar esse tipo de alimento como:

  • busque fornecedores de qualidade e com certificado, 
  • congele a carne por 7 dias antes de servir,
  • deixe no máximo 20 minutos na tigela de alimentação,
  • lave a tigela imediatamente,
  • nunca guarde sobras.

Esses cuidados vão diminuir o risco de infecção do seu animal e de sua família. Pois alguns patógenos que possivelmente estejam nas carnes cruas apesar de não contaminarem seu cão, podem acabar contaminando os tutores através da saliva. 

Carne de frango para cachorro

Além das carnes bovinas, a carne de frango está entre as melhores carnes para cachorro, é uma ótima opção para fazer parte de uma dieta equilibrada e saudável a base de alimento natural, deixando de lado um pouco a ração que seu cachorro costuma comer.

Leia também: Ração ou alimentação natural: prós, contras e a resposta 🐶

A carne de frango para cachorro é uma ótima opção para a dieta do seu cão, já que várias rações industrializadas são à base de carne de frango.

Mas assim como a carne bovina alguns cuidados devem ser levados em conta na hora do preparo. Caso seja de opção do tutor oferecer a carne crua deve se ter os mesmos cuidados já citados acima para a carne de boi.

Como preparar carne de frango para cachorro ?

O cuidado que deve ser tomado ao se preparar o frango é principalmente na maneira de temperar o frango pois alguns dos ingredientes que costumamos usar para temperar esse tipo de carne são prejudiciais à saúde de nossos animais de estimação. Alimentos como sal, cebola e alho são prejudiciais à saúde dos animais

Outro cuidado que deve ser tomado ao preparar frango para cachorro é com a quantidade de gordura que é usada para preparar o alimento. A carne de frango é uma carne com pouco percentual de gordura e isso deve ser preservado, evitando o exagero no uso de óleos e azeites, por exemplo. 

A carne de frango é a melhor carne para cachorro quando o assunto é preparar aqueles petiscos que nossos cães tanto gostam.

Carne de porco para cachorro 

Diferentemente da carne de boi e da carne de frango, a carne suína deve ser obrigatoriamente servida cozida ao seu pet. Pois assim como nos humanos a carne de porco pode possuir parasitas que vão prejudicar a saúde de seu animal. 

Vale lembrar da importância da carne não conter temperos. Agora se a carne for cozida e sem tempero vai ser parte importante na alimentação do seu cachorro. 

A carne de porco pode ser muito importante e está entre as melhores carnes para cachorro. Ideal para a alimentação de alguns animais que podem ter alguma alergia, pois a carne de porco além de ser nutritiva não possui alergênicos que outras carnes podem conter. 

Então o bacon tá liberado pro meu amiguinho? NÃO, assim como na carne bovina você deve se dar carnes magras sem acúmulo de gordura.

Dar linguiça para cachorro faz mal? 

Apesar de não ser um alimento tóxico para seu cachorro diferentemente de chocolate ou frutas como a uva, a linguiça não está entre as melhores carnes para cachorro e deve ser evitado por alguns motivos que possivelmente elas possuem:

  • alto índice de gordura
  • temperos como alho ou cebola 
  • possuem conservantes 

Mas calma, por não ser um alimento tóxico não é necessário forçar o vômito de seu cachorro. Basta apenas observar uma possível diarreia que pode vir a acontecer e acompanhar caso aconteça algo de mais grave.

Quer aprender mais sobre alimentação natural para seu pet? Então acesse o artigo, “TOP 8 Melhores cursos de alimentação natural para cães 🍖”. 

Crush Pets
  • Crush Pets é um Blog para todos os amantes de Pets. Seja cachorro, gato, tartaruga, furão, peixe... tanto faz! Aqui juntamos a comunidade e falamos sobre como cuidar dos animais que amamos 😉

ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS FRESQUINHOS