Como fazer cachorro parar de morder tudo: 6 dicas práticas

Seja um cão filhote ou um adulto, cachorros gostam de roer e morder. Além disso, usam a boca para pegar itens desde bolinhas até almofadas! Entretanto, é preciso ensinar para seu animalzinho o que ele pode e o que não pode morder. E o ideal é que você faça isso desde filhote. Essa é a primeira dica de como fazer um cachorro parar de morder tudo

Quando filhote o cão aprende mais rápido porque não tem comportamentos que precisam ser mudados. Ele apenas precisa criar comportamentos. É como uma página em branco. Não há nada para apagar.

Cães adultos possuem comportamentos definidos e para inserir o bom comportamento, muitas vezes é preciso se livrar, primeiro, de um mau comportamento.

Mas, não fique triste caso você tenha um cachorro adulto e precise aprender como fazer o cachorro parar de morder as coisas. As dicas de como fazer o cachorro parar de morder tudo, que listamos neste artigo, servem para cães filhotes e adultos

Confira!

Como fazer cachorro parar de morder tudo

A seguir, listamos 6 dicas de como fazer cachorro parar de morder tudo, confira abaixo: 

  1. Não estimule as mordidas
  2. Ofereça outros itens para morder
  3. Pare de brincar e tire o cachorro de perto
  4. Use o reforço positivo
  5. Gaste a energia do animal
  6. Domine técnicas de adestramento

1. Não estimule as mordidas

Pode parecer óbvio, mas fato é que quando um cachorro brinca de morder e você ri ou mesmo participa da brincadeira, você contribui para que ele associe essa mordida a algo legal, que faz ele estar próximo ao tutor. 

Por isso, mesmo quando estamos lidando com filhotes muito novinhos é importante cortar esse tipo de brincadeira. Para isso, dizer não e se afastar do animal são boas dicas. 

Evite fazer muitos movimentos com as mãos para que não ache que você está brincando. Se o animal estiver mordendo a sua mão, por exemplo, tire-a com firmeza e solte um tremendo “NÃO”. Não é necessário gritar. Apenas falar com firmeza. 

O mesmo vale para quem está em busca de como fazer cachorro parar de morder móveis e  como fazer cachorro parar de morder chinelo. 

Ao ver o animal mordendo o que não deve, olhe para ele e use o não como comando. 

O seu tom de voz é o que vai fazer ele entender que você não está satisfeito. 

2. Ofereça outros itens para morder

Como dissemos, os cachorros gostam de morder e roer. Entretanto, é preciso ensiná-los o que pode e o que não pode ser roído ou mordido. Nesse sentido, os brinquedos para cães, bem como ossos que você compra em lojas especializadas, vão te ajudar muito a mostrar para seu cão o que ele pode morder e o que não. 

O processo é: quando seu cachorro começar a morder, seja sua mão, pé, um móvel ou qualquer coisa que não pode ser mordida, faça o que indicamos no passo anterior e quando o animal parar faça um carinho e dê o brinquedo certo para ele morder ou roer. 

3. Pare de brincar e tire o cachorro de perto

Se mesmo com as dicas acima o cachorro não parar de morder, você deve parar de brincar imediatamente e sair do lugar, deixando o cão sozinho por alguns minutos. 

Acredite, cachorros são animais sociáveis e eles querem agradar a todo custo. Entretanto, eles também vão te desafiar. Por isso, mantenha-se firme até que ele pare de fazer o que esta errado.

4. Use o reforço positivo

Dentro do processo de como fazer cachorro parar de morder os pés e como fazer cachorro parar de morder móveis, elogiar quando o animal faz algo bom é tão importante quanto chamar a atenção de comportamentos errados. 

Para isso você pode oferecer sua atenção e carinho, ou mesmo um petisco. 

Se o dog está brincando de roer o ossinho que você ofereceu ou está brincando com um brinquedinho é hora de dar um petisco, associando o ato da brincadeira com aquele item a algo ainda mais positivo para sua relação com ele. 

A ideia é simples, quando ele morde o móvel, você se afasta e é firme. Quando ele está com o ossinho você oferece carinho e petiscos. A cada vez que isso é feito, mais fácil é fazê-lo entender o que é correto.

5. Gaste a energia do animal

Muitas vezes os animais mordem pés, mãos, móveis e chinelos porque estão nervosos, estressados, com muita energia acumulada ou querem chamar a atenção de seus tutores.

Tudo isso pode ser evitado com 30 a 60 minutos de passeio todos os dias. 

Ver a rua, gastar energia, socializar com outras pessoas ou cães, estar com o dono, são benefícios que um bom passeio traz. 

Se você tem medo ou dúvidas sobre como passear com o seu cachorro, indicamos que leia o artigo, 10 dicas para passear com cachorro! Hábitos simples para aproveitar ao máximo esse momento”. 

6. Domine técnicas de adestramento

Através de um curso de adestramento online você mesmo pode aprender algumas técnicas profissionais de adestramento. 

Não é obrigatória a contratação de um profissional para esse adestramento. Para comportamentos comuns, como latidos em excesso o mordidas, você mesmo, como tutor,  pode aplicar alguns treinamentos.

Aprender como adestrar um cachorro filhote e também adulto indicamos que realize um curso de adestramento, que pode ser adquirido a partir de R$49,90. 

Aprender como adestrar cachorro em casa vai ajudar não apenas em como fazer cachorro parar de morder tudo, mas também a evitar ou corrigir outros problemas como:

  • latidos em excesso, 
  • fazer coco ou xixi no lugar errado, 
  • agitação,
  • agressividade, 
  • necessidade de atenção o tempo todo. 

Um curso de R$49,90 vai evitar que você receba multas do condomínio, tenha problemas com vizinhos e mesmo que precise gastar para comprar um novo sofá e outros móveis. 

Aproveite e inscreva-se em um dos cursos de adestramento de cachorros online e livre-se desses problemas:

Depois conte pra gente como está sendo sua experiência ao aplicar o que aprendeu.