Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades na rua: dicas e cuidados!

Aprender como ensinar o cachorro a fazer as necessidades na rua é um dos grandes sonhos de muitos tutores e neste artigo vamos falar exatamente sobre isso! 

Antes de anotar as dicas de como acostumar cachorro a fazer necessidades na rua é importante que você não passe a carroça na frente dos bois, porque se estamos falando de um filhote, ele não poderá sair na rua até tomar todas as vacinas que precisa para evitar uma série de doenças. Logo, é bem improvável que ele possa sair de casa antes dos 3 a 6 meses.

Nesse período, entretanto, é possível ensinar o animal a fazer as necessidades no lugar certo. Para isso siga as nossas dicas do artigo, “Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo”. 

Voltando, se o seu cachorro já tem idade e já tomou as vacinas para poder sair de casa, anote as dicas de como ensinar o cachorro a fazer as necessidades na rua.

Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades na rua

Paciência e dedicação são itens indispensáveis para tutores de cachorros, sejam eles filhotes ou adultos. Os animais são capazes de aprender, mas é importante entender que as necessidades fisiológicas do animal não devem ser julgadas ou punidas. Fazer xixi e coco é natural para eles, tanto quanto para nós, logo, brigar por esse tipo de atividade não vai fazer bem para a saúde do seu cão. 

Com isso em mente, nossas o passo a passo de como ensinar o cachorro a fazer as necessidades na rua são: 

  1. Identifique o momento em que seu cachorro quer fazer as suas necessidades, normalmente, a vontade de urinar ou defecar aparece de 10 a 20 minutos depois de comer e beber água. Mas, esse tempo pode variar,
  2. Saia com o animal nesse intervalo e espere que ele faça suas necessidades longe de casa,  
  3. Pode ser interessante levar com você um tapete ou jornal, para estimulá-lo, principalmente, se ele já estiver acostumado a usar esse acessório em casa, 
  4. Quando o animal começar a urinar, não toque, não elogie, faça isso apenas quando ele terminar, 
  5. Ofereça elogios, petiscos, faça carinho e dê muita atenção para ele, associando a atitude de fazer coco e xixi na rua como algo muito positivo,
  6. Nunca brigue com o animal quando ele fizer as necessidades em casa,
  7. Quando sair de casa, leve o animal para passear antes e restrinja o local em que ele circula, deixando-o perto de sua casinha e comida. Isso evita que ele queira fazer coco e xixi naquele ambiente. 

Para adestrar cachorro a fazer xixi e coco na rua, repita esse processo diariamente. Com o tempo, a tendência é que seu cachorro priorize fazer coco e xixi na rua, por saber que ganha mais atenção quando isso acontece. 

Leia também: 10 dicas para passear com cachorro! Hábitos simples para aproveitar ao máximo esse momento

Atenção: adestrar cachorro a fazer xixi e coco na rua pode ser perigoso

Bom, acima apresentamos as principais dicas de como ensinar o cachorro a fazer as necessidades na rua, mas a verdade é que essa prática não é tão positiva como parece.

A primeira vista pode parecer ótimo para evitar que o animal faça as necessidades dentro de casa, entretanto, a verdade é que logo isso pode se tornar um problema para você e também para a saúde do animal. 

A primeira razão para isso está no fato de que o cachorro, para se manter saudável, deve beber muita água ao longo do dia. Assim como nós humanos, beber bastante água garante um bom funcionamento dos rins, evita infecções e diminui a chance de pedras nos rins, problemas que causam dor ao animal e podem levar a óbito. 

Ao beber muita água, o cão sente muita vontade de fazer xixi e, se você deseja ensinar o cachorro a fazer as necessidades na rua, exclusivamente, é provável que tenha que sair muitas vezes por dia, acima de 5 vezes ou, ainda melhor, de 2 em 2 horas.

Não se comprometer com esse volume de saídas diárias pode causar problemas graves no seu cão que vai segurar o xixi e o coco até que você possa sair com ele.  

Além de um horrível mal estar é provável que ele desenvolva problemas de saúde como os que descrevemos acima. 

Outro problema, está associado aos imprevistos da vida! Afinal, pode ter algum dia que você não consiga sair com seu cão tantas vezes por dia, seja por chuva, porque precisou se ausentar de casa (seja a trabalho ou por questões pessoais), precisou viajar ou está doente e não pode sair. 

Bom, existem muitas razões que podem impedir você de sair de casa tantas vezes em um dia com seu pet. E o que seu cão vai fazer durante esse período, uma vez que ele não urina em casa? 

Ensinar seu cachorro a fazer xixi e coco no lugar certo é uma prática muito benéfica para a qualidade de vida e de relacionamento entre ele e todos da casa. Além disso, é uma questão de economia e higiene, não é mesmo? Afinal, trocar o sofá da sala por causa do cheiro de xixi é um grande inconveniente e custo. 

Entretanto, pense bem antes de optar pela opção de ensinar o cachorro a fazer as necessidades na rua exclusivamente. Isso pode trazer um grande problema para você e piores consequências ainda para a saúde e bem estar de seu parceiro de quatro patas. 

No vídeo abaixo, uma especialista fala mais sobre os problemas de acostumar cachorro a fazer necessidades na rua. Confira e fique atento. 

Então, o que fazer? Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo?

Como dissemos acima, aprender como ensinar seu cachorro para fazer as necessidades no lugar certo dentro de casa é a melhor saída para garantir a saúde do animal e ainda uma boa convivência familiar. 

Se estiver em busca de um resultado rápido para a questão, você pode ter a ajuda de cursos online de adestramento para cachorros. Diferente de um adestramento comum, que pode ter um custo que não cabe no seu bolso, um adestramento online custa a partir de R$49,90 e pode livrar você de precisar trocar de sofá, tapete, cama e muitas outras mobílias. 

Nos cursos que apresentamos abaixo você aprende muito mais do que como ensinar cachorro filhote a fazer necessidades no lugar certo, por isso, escolha um e comece já a melhorar a qualidade da sua relação com seu pet. 

Cursos de adestramento online indicados:

Leia também: Como ensinar cachorro filhote a fazer necessidades no lugar?

ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS FRESQUINHOS