[Guia] Como cuidar de um jabuti: 7 pontos de atenção!

Tudo o que você precisa saber sobre como cuidar de um jabuti. Todos os pontos essenciais dos quais são necessários ficar de olho para que ele viva com muito bem estar e saúde. Se quer deixar seu crush pet feliz, continue com a gente até o final.

Jabutis são pets da tranquilidade e calmaria, deixando o ambiente mais pacífico, sem contar com o tipo de relação que é estabelecida entre tutores e pets. Afinal, trata-se de uma companhia no dia-a-dia e por muitos anos.

Só que, como qualquer pet, é preciso ter bastante responsabilidade com ele. Por isso se faz fundamental saber como cuidar de um jabuti, o deixando bem e feliz. Assim, pensando nisso, selecionamos as seguintes dicas para você:

  • Habitat
  • Umidade
  • Temperatura
  • Luminosidade
  • Alimentação
  • Higiene
  • Saúde

Seja você já um dono ou dona de jabuti ou alguém interessado em saber o que será necessário para cuidar. Nesse post você encontra todas as informações necessárias para entender como cuidar de jabuti.

Se você tem curiosidades sobre cuidados com animais, veja também nosso conteúdo sobre como cuidar de um hamster filhote. Saiba tudo o que precisa fazer para proporcionar saúde e bem estar aos bonitos.

Considerações iniciais

Fonte/Reprodução: Selva Urbana

Antes de irmos direto ao ponto, vale fazer algumas ressalvas sobre esse pet para quem está em processo de decisão se adquire um ou não. São elas:

  • Compra legalizada: verifique se o lugar ou pessoa que está te vendendo o pet possui um certificado do Ibama. Essencial para que não esteja ajudando o tráfico ilegal de animais.
  • Expectativa de vida: saiba que os jabutis contam com 50 a 80 anos de vida. É bastante tempo e é necessário que você tenha consciência disso para estar disposto a cuidar dele por muito tempo.
  • Ambientação: é importante ter uma boa área ou terrário para o animal. Necessário para a espécie
  • Jabuti, tartaruga, cágado: saiba que não é tudo a mesma coisa e que há diferenças cruciais entre eles. Não dá para se perguntar como cuidar de tartaruga jabuti e nem ter os mesmos cuidados, afinal, cada um tem demandas específicas.

Agora que já falamos sobre esses aspectos gerais, vamos conversar sobre como cuidar de um jabuti de uma forma mais direta.

Como cuidar de um jabuti

1- Habitat

O primeiro tópico de como cuidar de um jabuti diz respeito ao habitat do mesmo. Trata-se de um animal terrestre e que necessita de alguns cuidados especiais para que não lesione seus membros.

Portanto, o ideal é que se tenha um terrário para o mesmo. Para um pet adulto, você pode deixar o solo com:

  • Terra argilosa
  • Areia
  • Fibra de coco

As proporções ideais são de duas medidas da argilosa para uma da areia. A fibra de coco é apenas um pouco. Outras alternativas são um carpete especial para reptéis ou grama, sendo a última opção a de menor qualidade para o pet.

Se você estiver com um jabuti filhote, é necessário ter um cuidado especial nesse aspecto. O ideal é que o solo seja de jornal amassado para que ele não escorregue.

Por fim, se quiser decorar o ambiente, há alguns itens que são interessantes, como:

  • Algumas plantas (agrião, chicória, dente de leão, rúcula…)
  • Rampas
  • Túneis
  • Pedras
  • Pontes

Tudo isso auxilia nos exercícios do jabuti, sendo positivo para sua saúde e bem estar. Veja sobre como cuidar de uma calopsita e entenda o que é positivo para a ave também.

2- Umidade

O segundo aspecto de como cuidar de um jabuti é ter atenção a umidade. Por serem répteis, acaba sendo um ponto essencial para sua saúde, influenciando em aspectos como a respiração e a troca de pele.

Então, a umidade ideal para que ele fique bem é em volta de 70-85%. Em tempos ou regiões muito secas, você deve usar sprays para borrifar água ou gotejadores. 

Outro utensílio fundamental de se ter é o higrômetro, que mede a umidade. Basta deixá-los no terrário e sempre verificar como está.

3- Temperatura

O frio não é bom para os jabutis, já que são animais de sangue frio e regulam sua temperatura corporal pelo ambiente. Se as temperaturas estiverem baixas ele pode pegar até uma pneumonia, sendo um dos riscos de saúde.

Por isso, é sempre importante regular a temperatura do lugar onde ele vive para que se sinta bem. O ideal é:

  • 26ºC a 30ºC de dia
  • 22ºC a 26ºC de noite

Para ter esse controle regulatório você pode usar de alguns produtos como termostatos, temporizadores e luzes de aquecimento. Você pode visualizar alguns pelos links da Amazon abaixo:

Para medir e acompanhar se está realmente com o tanto que é necessário para o pet, basta usar um termômetro.

Se você gosta de comprar coisas pet com maior praticidade, veja nossa lista de aplicativos para pets. Nela indicamos apps que são e-commerce para te ajudar nessa praticidade.

4- Luminosidade

Outro aspecto primordial de como cuidar de um jabuti que é bem característico do animal é a luminosidade. Eles precisam de muita luz para se manter com uma boa saúde, a vitamina D influencia diretamente na saúde deles.

Portanto, é legal deixar que tomem um banho de sol por uma hora em média durante o dia. É legal também ter uma lâmpada que emite raios UVB e UVA para usar quando não estiver fazendo dias bonitos.

Aí é só deixá-la no terrário, criando uma ambientação positiva para o pet. É importante ter muito carinho e responsabilidade com esse ponto, a falta de luz pode ser responsável pela morte prematura do animal.

5- Alimentação

Como são animais onívoros, a dieta deles deve ser equilibrada e balanceada. A composição da mesma deve ser de:

  • 85% vegetais (folhas de mostarda, folhas de beterraba, agrião, couve, rúcula, salsa…)
  • 10% frutas (melão, melancia, maçã, abacate, uva…)
  • 5% proteína animal (suplementos, carne moída, ração…)
  • Suplementação de cálcio (para crescimento e estrutura óssea)

Alimente o seu pet uma vez ao dia e tenha também um bebedouro disponível para ele. Só tome cuidado para evitar que ele afogue.

A alimentação é sempre um aspecto importante nos cuidados de qualquer bichinho. Se tiver interesse, temos um conteúdo que fala sobre ração ou alimentação natural. Reunimos prós, contras e uma resposta para tutores.

6- Higiene

Eles não precisam de banhos frequentes. Caso estejam sujos, passe um pano úmido ou borrife água morna.

Só esteja atento para que seja feito em um dia de altas temperaturas. Caso contrário, pode fazer mal ao mesmo.

Por fim, faça também a higienização do terrário. Ela é simples, apenas recolhendo fezes ou restos de sujeira e alimentos que estejam pelo local. Assim você mantém a limpeza e não deixa o animal em um ambiente sujo.

7- Saúde

Para fechar nosso conteúdo sobre como cuidar de um jabuti, lembre-se de estar em dia com a saúde dele. O ideal é procurar por alguém que seja profissional, como algum vet de onde mora.

Algumas doenças comuns que podem dar ao seu bichinho são:

  • Pneumonia
  • Avitaminose
  • Descalcificação
  • Alterações nos cascos
  • Diarreia

Entre várias outras. Eles são animais, no geral, bem resistentes e de alta expectativa de vida. Se você tiver os cuidados necessários, provavelmente não darão muitos problemas, sendo bem tranquilos quanto a isso.

Ainda assim, é legal estar sempre de olho e acompanhando a saúde de perto. Qualquer alteração, procure ajuda profissional.

Curtiu nosso guia de como cuidar de um jabuti?

Agora, se você gosta de bichinhos, precisa conferir nossa lista de melhores animais de estimação exóticos. Nela citamos animaizinhos que vão de aves à répteis, bem curioso

Isabela Montovani
Isabela Montovani
Gateira dona de dois lindinhos: Stark e Snow. Publicitária e viciada em mudar o cabelo. Ama desenhos animados, música, séries de comédia, livros, viajar e assistir vídeos no youtube. Nas horas vagas curte fazer playlists no Spotify ou escrever textos. Quer me conhecer? Me manda um inbox no insta.

ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS FRESQUINHOS