Tudo sobre Bulldog Francês: não pegue o seu antes de ler

Pensando em comprar ou adotar um? Leia nosso guia completo com tudo sobre Bulldog Francês antes de fazer isso, assim você se prepara e fica ciente de todas as suas características e demandas específicas.

Extremamente fofos e populares, o Bulldog Francês é uma raça queridinha por muitos. Segundo a Veja, houve um crescimento de 1700% ao longo da década. Assim vemos como realmente estão cada vez mais populares.

Portanto, se você pensa em ter um desses na sua casa ou só tem curiosidade nas informações dele, se liga nos pontos que trazemos aqui com tudo sobre Bulldog Francês:

  • Origem
  • Características físicas
  • Personalidade
  • Adestramento
  • Saúde

Assim você fica por dentro do Bulldog Francês e tudo sobre a raça. Se você gosta de saber sobre raças de doguinhos, leia nosso guia completo sobre raça de cachorro Shih Tzu.

Agora, vamos ao que interessa!

Bulldog Francês: TUDO sobre a raça

1- Origem

Diferente do que se pode imaginar, a hipótese atual mais forte não é de que a raça é originária da França. Na verdade, ela surgiu como um descendente do Bulldog Inglês ou dos Pugs lá nas terras britânicas mesmo.

Por causa de seu tamanho e comportamento, serviam como cães de companhia para profissionais rendeiros. O que aconteceu foi que, com a Revolução Industrial, tais artesãos perderam o lugar de sua mão de obra para máquinas.

Assim, foram para a França em busca de mais oportunidades. Como qualquer bom tutor, não abandonaram seus doguinhos companheiros e, dessa maneira, o país recebeu uma grande quantidade dessa raça nova.

Portanto, essa é a origem histórica da raça de Bulldog Francês. Já indicando alguns traços bem significativos da personalidade desses bonitos, certo? Como serem companheirinhos para todas as situações.

2- Características físicas

Há algumas características que são clássicas do Bulldog Francês, como:

  • Focinho achatado
  • Corpo pequenininho
  • Orelhinhas de morceguinho

Além disso, suas cores oficiais variam entre fulvo (podendo ter manchas brancas) e o tigrado. Essas características são colocadas pela instituição internacional Club du Bouledogue Francais.

Apesar dessas serem as reconhecidas, você também encontra doguinhos nas cores brancas e pretas. Agora você já sabe tudo sobre Bulldog Francês e suas características.

3- Personalidade

Como já falamos no aspecto sobre a origem do Bulldog Francês, trata-se de um cão de companhia. Em outras palavras, podemos dizer que a raça é bem apegada aos seus tutores, carinhosa e gosta de ficar juntinha.

Ela é enérgica, demandando caminhar todo dia praticamente. Só que não é do tipo que corre muito, principalmente se estiver em um dia quente (falaremos mais sobre isso no tópico da saúde).

Então, é bacana exercitá-la, mas respeitando seu limite. Eles gostam bastante de tirar cochilinhos também, por exemplo.

São cães alertas e, com outros bichinhos, podem ter um comportamento meio territorialista. É importante então socializá-los desde cedo.

Quanto às visitas, tendem a ser bem receptivos. Afinal, são doguinhos afetivos e carinhosos, então não costumam encrencar.

Portanto, se você quiser ter um Bulldog Francês, saiba que estamos falando de um cachorro bem apegado. Sendo assim, ele vai demandar um tanto de atenção e carinho, por isso é importante estar disposto a tal entrega.

4- Adestramento

Se vamos falar tudo sobre Bulldog Francês, é importante passar a respeito do seu aprendizado. São cãezinhos inteligentes, porém inicialmente bem teimosos.

Dessa forma, é legal que se empenhe em um adestramento desde novinho. O reforço positivo é bem indicado, ainda mais que, por serem companheiros, gostam de agradar seus tutores.

É necessário fazer as repetições algumas vezes até pegarem. Só que, uma vez que se adaptem aos comandos, vão fazer direitinho.

Se quiser, temos um post sobre como adestrar seu cachorro em casa. Além disso, vale conferir alguns dos cursos de adestramentos abaixo:

Assim você já se prepara para educá-lo da maneira correta. 

5- Saúde

Para fechar o conteúdo, vamos falar sobre um tópico essencial. A saúde da raça precisa de algumas atenções e cuidados específicos. Segue abaixo os principais pontos:

  • Respiratório: são braquicefálicos (focinho achatado), por isso, é necessário ter atenção à possíveis problemas respiratórios
  • Temperatura: também por serem braquicefálicos, são bastante sensíveis à altas temperaturas. Em dias ou locais muito quentes, lembre-se de disponibilizar muita água e deixá-los descansar.
  • Coluna: por ser uma raça de pequeno porte, pode sofrer com degeneração da coluna.
  • Dobrinhas: sempre que você der banho, lembre-se de limpar bem as dobrinhas com soro fisiológico e de secar.
  • Corpo: tenha atenção para que não tenha obesidade.
  • Dentes: são propensos a terem doenças bucais.

No mais, já tenha um veterinário ou veterinária que irá cuidar da saúde do futuro doguinho. O acompanhamento profissional é essencial.

Viu tudo sobre Bulldog Francês?

Agora aproveita e vai para nossa publicação sobre os melhores cachorros para apartamento. Nele você encontra as 12 raças mais indicadas.

Isabela Montovani
Isabela Montovani
Gateira dona de dois lindinhos: Stark e Snow. Publicitária e viciada em mudar o cabelo. Ama desenhos animados, música, séries de comédia, livros, viajar e assistir vídeos no youtube. Nas horas vagas curte fazer playlists no Spotify ou escrever textos. Quer me conhecer? Me manda um inbox no insta.

ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS FRESQUINHOS