Fique atento: tártaro nos dentes dos animais pode provocar sérias doenças

Sabemos que os animais de estimação são os responsáveis por alegrarem todo o ambiente. Contudo, existem alguns cuidados essenciais que você precisa ter com o seu pet, como uma boa higienização bucal.

Assim como você, o seu companheiro de quatro patas também demanda uma boa saúde bucal para que problemas como o acúmulo de tártaro aconteça e acabe prejudicando o seu animalzinho. 

Neste artigo vamos te explicar sobre a importância de cuidar dos dentinhos do seu pet e mostrar quais são os riscos que a falta de escovação pode gerar. Continue a leitura! 

Por que cuidar da saúde bucal do meu animalzinho? 

Assim como os humanos, os animais também precisam ter um acompanhamento regular com um profissional da saúde a fim de evitar doenças graves. 

Uma má higienização bucal pode afetar a força dos dentes e até mesmo levar ao aparecimento de traumas e tumores na região da boca do animal, podendo se espalhar por outras partes do rosto. 

Muitos podem tentar mascarar o mau hálito com um creme dental para pet e pensam que é normal, mas cuidado, você pode estar ignorando um sério problema. 

A boca de um animal pode servir como porta de entrada para diversas doenças. Afinal, além de correrem o risco de ingerir objetos não apropriados, caso os dentes do animal não sejam limpos com frequência, acontecerá o acúmulo de resíduos.

Pouco a pouco, as bactérias ali presentes vão se proliferando e, além de afetar a saúde dos dentes, há a possibilidade destes microorganismos entrarem na corrente sanguínea do animal. 

Tártaro, um grande vilão

Lembra do que falamos anteriormente sobre o perigo do acúmulo de resíduos de alimentos? 

Tártaro é o nome dado às placas bacterianas formadas a partir da calcificação dos restos de alimentos. 

Este problema de início pode apenas gerar um mau hálito bem forte, mas conforme o passar do tempo, este perigoso vilão pode resultar na perda dos dentes. 

Agora imagine você tendo que começar a pesquisar por “implante dentario preço medio para pet devido este problema? 

Além deste animal sofrer com dor e a privação de alimentos mais duros, ele terá de ser exposto à uma cirurgia de emergência com anestesia geral. 

Vale ressaltar que dependendo da gravidade da situação, o pet pode vir a óbito.

Isso porque o tártaro pode vir a ter contato com a rede sanguínea do animal e desencadear um quadro de infecção generalizada afetando todo o organismo do animal. 

Portanto, fique atento aos sinais. Caso você repare que os dentes do seu animal estejam com um aspecto amarelado e ele comece a evitar atividades como roer e até mesmo se alimentar, é o momento de ir ao hospital.

Dentista não é só coisa de humano! 

Muitos tutores não sabem, mas a visita periódica ao dentista não é recomendada apenas para os humanos. 

Da mesma forma que as pessoas procuram um profissional a fim de realizar procedimentos como a lente de contato dental, existem diversos tipos de tratamentos que o seu pet não só pode como deve fazer. 

Fazer visitas regulares ao dentista veterinário é mais importante do que você imagina. Desde os pequenos meses de vida, é recomendado fazer uma avaliação para saber como está a dentição, checar se estão fortes o suficiente e se há algum problema.

Pode parecer desnecessário, mas você sabia que é possível até mesmo alinhar os dentinhos do seu animal? 

Isso mesmo, atualmente existe aparelho ortodôntico transparente para os animais. Este tipo de tratamento auxilia na mastigação e nutrição do animal. 

Estes profissionais são altamente capacitados para te auxiliar em todo o processo de prevenção de doenças bucais veterinárias. 

Pratique hábitos de prevenção

Ao se consultar com um dentista veterinário, certamente ele irá te orientar com os cuidados necessários a fim de evitar o tártaro e tantos outros problemas.

Um dos métodos mais eficazes é a escovação. 

É extremamente importante que você crie o hábito de escovar os dentes do seu animal regularmente. 

Atualmente, existem diversos tipos e tamanhos de escovas dentais para te auxiliar no processo. Caso você queira potencializar o resultado, acrescente o creme dental. 

Caso o seu animal seja reativo e não permita este tipo de manuseio, não se desespere, tem solução!

Alguns brinquedos recreativos além de entreterem os animais, também possuem a tarefa de limpar os dentes dos pets.

Isso porque eles possuem alguns relevos e gravuras capazes de gerar atrito no dente do seu animal, removendo assim as sujeiras localizadas nos cantinhos.

Dessa forma você estará garantindo que o seu pet tenha dentes fortes, saudáveis e prevenindo que procedimentos como implantes dentários sejam necessários.

Conclusão

Agora que você já sabe a importância de cuidar da saúde bucal do seu animal, invista em um acompanhamento com o veterinário e garanta que ele esteja seguro. 

Certamente, ao colocar todos esses ensinamentos em prática, o seu bichinho terá uma vida longa, feliz e saudável! 

  Conteudo produzido por Mayara dos Santos Silva, redatora na empresa Vue Odonto

ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS FRESQUINHOS