Qual a importância da saúde bucal do seu pet?

Sabemos que quando um pet chega em nossa casa, automaticamente, somos imersos para um mundo totalmente novo. 

É muito comum a presença de dezenas de dúvidas logo nos primeiros dias. A preocupação em saber qual a melhor ração ou o melhor petisco assola muitos tutores.

Sem contar na diversidade de brinquedos e acessórios que são adquiridos. É como se fosse um enxoval para o animal, não é mesmo? 

Contudo, um ponto essencial, por inúmeras vezes, é deixado de lado. Estamos falando do cuidado com a saúde bucal do pet. 

Mesmo em lares cheios de carinho e bons cuidados, muitos tutores deixam a desejar quando se trata da higienização da boca dos animais de estimação. 

Mas porquê se atentar a isso?

Diferentemente dos humanos, os animais possuem uma maneira própria de se comunicar. E nem sempre, os sinais são interpretados da forma correta pelo os seus donos. Podendo gerar um agravamento da situação. 

Imagine que você possui o seu pet que esteja chorando excessivamente. O que facilmente pode ser confundido com um pedido de atenção ou carinho, na verdade pode ser uma dor ou desconforto bucal. 

Sabemos que os animais são capazes de virar muito bem sozinhos, mas quando se trata de cuidados de saúde, é preciso ter um olhar mais rígido e atento. 

Caso contrário, o que antes poderia ser resolvido com uma simples escovação, em casos avançados, pode se tornar um caso de extração de dente e até mesmo, com necessidade de implante dentário para que o animal possa voltar a mastigar corretamente.

Não é só coisa de ser humano! 

Por se tratar de outras espécies de seres vivos, é muito comum imaginar que os animais não sofram de doenças como problemas respiratórios, tumores, obesidade e também, doenças bucais. 

Dessa forma, é preciso ter os mesmos cuidados do que nós, humanos. É fundamental cuidar da saúde do seu animal, principalmente da boca. 

Afinal, esta é uma região que serve como entrada para vários tipos de vírus e bactéria. Portanto, é recomendável criar uma rotina de cuidados especiais. 

Mas afinal, como cuidar da saúde bucal do seu animal?

O método mais eficaz e capaz de prevenir doenças bucais, é a escovação. Para isso, é preciso adquirir uma escova própria para animais e você pode encontrar facilmente em pet shops. 

Além da escova, você também pode utilizar um creme dental. Porém, de forma alguma, utilize cremes dentais de uso humano. As substâncias que esses produtos contém podem ser extremamente prejudiciais para o seu pet. 

Com as ferramentas em mãos, chegou a hora de escovar!

Comece a massagear os dentes do seu animal levemente e sempre fique de olho às reações do seu animal. Caso ele não esteja se sentindo confortável, procure tornar este momento mais lúdico. 

Atualmente, existem brinquedos que auxiliam na higienização e também, petiscos que são capazes de combater o tártaro.

Sabemos que cada animal possui uma personalidade diferente. Por isso, é preciso acostumá-lo desde pequeno. Caso você adote um pet mais velho, procure auxílio de profissionais qualificados e de preferência, que abordem o reforço positivo. 

Visite um profissional especializado regularmente

Assim como existe um local específico para irmos tratar problemas bucais, também há profissionais qualificados e especializados na saúde bucal do seu pet.

Existem diversos procedimentos e tratamentos desenvolvidos exclusivamente para o melhor atendimento ao seu animal. Atualmente, já é possível fazer procedimentos como clareamento, restaurações, tratamento de canal e até mesmo, aparelhos ortodônticos. 

Caso queira encontrar um bom profissional, comece a pesquisar! 

Certamente, ao pesquisar nos principais buscadores os seguintes termos: “odontologia para pet”, “tratamentos odontológicos para animais” e até mesmo, procedimentos específicos como restauracao de dente quanto custa para pet?”

Dessa forma, você terá uma infinidade de opções e poderá escolher o local que preferir. 

Crie uma rotina de cuidados!

A melhor forma de prevenir eventuais problemas é criando uma rotina de cuidados. 

Colocando isso em prática, o seu pet, pouco a pouco, irá se sentir mais à vontade ao toque e se sentir mais confortável no momento da higienização. Mas lembre-se, além dos cuidados em casa, é importante consultar um médico especializado!

Dessa forma, o seu pet terá uma boa saúde bucal e você estará dando uma dose extra de amor! 

Este conteúdo foi produzido por Mayara Santos, redatora na Clínica Ideal

Crush Pets
  • Crush Pets é um Blog para todos os amantes de Pets. Seja cachorro, gato, tartaruga, furão, peixe... tanto faz! Aqui juntamos a comunidade e falamos sobre como cuidar dos animais que amamos 😉

ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS FRESQUINHOS