Como montar uma clínica veterinária? Por onde devo começar?

Aprender como montar uma clínica veterinária é o primeiro passo para você que quer investir nesse campo.

O mercado pet já vinha crescendo bem e com a pandemia, cresceu ainda mais. Juntamente com isso, o número de clínicas veterinárias também se apresenta com uma forte demanda. Sendo uma boa opção para quem busca como ganhar dinheiro com animais.

Mas, existem diversos cuidados que você deve observar ao iniciar o seu projeto, por exemplo, entendendo e pesquisando quanto custa montar uma clínica veterinária e tudo que envolve o processo.

Vamos te ajudar a entender como montar uma clínica veterinária além de compartilhar dicas de cursos, como o curso de auxiliar veterinário online, e mais. Todos vão complementar o seu aprendizado.

Segue com a gente!

Como montar uma clínica veterinária?

Saber como montar uma clínica veterinária vai exigir que você tome alguns cuidados específicos para este modelo de negócio, além de algum conhecimento de administração. Mas, nada que você não possa aprender e tirar de letra! 

Separamos alguns passos que você precisa dar, e que vão facilitar a estruturação de seu negócio. São eles:

  1. Elaborar um plano de negócios para clínica veterinária
  2. Realização de um estudo de viabilidade
  3. Equipamentos necessários para montar uma clínica veterinária
  4. Contratação de funcionários
  5. Normas para abrir uma clínica veterinária

Vamos ver então, um pouco mais sobre cada um destes tópicos e como organizar uma clínica veterinária da melhor maneira!

#1 Elaborar um plano de negócios para clínica veterinária

A elaboração de um plano de negócios para clínica veterinária deve ser o seu ponto de partida. Assim como em qualquer empreendimento.

É a partir dele que sua ideia vai começar a tomar forma. Você encontra uma planilha de plano de negócio online, que custa R$ 12, e vai te ajudar a se organizar sobre as principais áreas da sua nova empresa, contribuindo com você para te ajudar no processo de como montar uma clínica veterinária desde o princípio, com ótimas informações para te guiar.

#2 Realização de um estudo de viabilidade

Como toda empresa, você precisa fazer um estudo de viabilidade para saber a real necessidade de uma clínica veterinária em sua cidade ou mesmo na região onde você pretende abri-la.

Até para você ter uma ideia do quanto custa montar uma clínica veterinária e fazer uma previsão dos custos de abertura e custos fixos e variáveis que você terá depois de abrir a sua empresa.

Juntamente disso, uma perspectiva de clientes necessários para cobrir seus custos e gerar lucro.

#3 Equipamentos necessários para montar uma clínica veterinária

Agora que você viu a primeira parte de quanto custa montar uma clínica veterinária, é hora de listar todos os equipamentos necessários para montar sua clínica. Estes equipamentos vão te ajudar a ter uma boa ideia dos valores que você precisará investir inicialmente.

Comece fazendo sua lista de equipamentos para cada parte de sua clínica. Como: recepção, consultório. Anote tudo, juntamente com os seus respectivos preços.

Leia também: 8 equipamentos para pet shop obrigatórios para banho e tosa

#4 Contratação de funcionários

Quantos funcionários você precisará para começar? Essa pergunta é muito importante para que você tenha em mente também os valores necessários para cobrir os custos de abertura e de funcionamento.

Comece com um número baixo (essencial) e vá contratando conforme sua demanda aumenta, diminuindo assim o seu risco e custos iniciais.

#5 Normas para abrir uma clínica veterinária

Importantíssimo que você esteja ciente das normas para abrir uma clínica veterinária. Para isso, você pode conhecer a legislação a partir do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e ter as informações para estrutura mínima de sua empresa. Basta acessar maiores informações aqui.

Além disso, você precisará registrar a sua empresa na junta comercial de sua cidade e obter as respectivas licenças com a Vigilância Sanitária.

Cursos e materiais para facilitar a sua vida de empreendedor

Como montar um Pet Shop

E se você também pensa em montar um Pet Shop , com acompanhamento profissional de uma das maiores redes de escolas Pet do Brasil, a UniPet tem um curso EAD perfeito para você! 

O curso Como Montar um Pet Shop já ajudou mais de 2000 empresários do setor e pode ser um complemento perfeito a sua clínica veterinária.

O curso te dá todas as informações necessárias, apostila, além da oportunidade de acesso direto ao professor. Contando também, é claro, com um certificado de conclusão.

E para você agilizar o seu processo você ainda pode comprar por apenas R$12 uma planilha com plano de negócios pronta! Informação é o que não vai faltar para colocar sua ideia em prática.

Curso de auxiliar Veterinário da PetUniverso

Uma outra ótima alternativa é o Curso de Auxiliar Veterinário da PetUniverso! Uma ótima forma de começar a trabalhar com pets e quem sabe, futuramente, como médico veterinário.

Esse é um ótimo atalho para você conhecer de perto o trabalho com pets e se preparar rapidamente para uma nova profissão. Principalmente em um mercado tão aquecido quanto o mercado pet.

Portanto, não perca a oportunidade de entrar já neste mercado com este curso!

Curso de abertura de Banho e tosa em casa

Outro ramo que acompanha o crescimento deste mercado é o ramo de banho e tosa em casa. Esse é o tipo de empresa que você pode facilmente administrar, e iniciar com um baixo orçamento. Ainda mais contando com a ajuda do curso online especializado em Montagem de Banho e Tosa em Casa.

Neste curso você terá toda a ajuda que precisar para montar uma empresa especializada com menos de 10 mil reais! Seguindo seus ensinamentos, o curso promete retorno do valor investido rapidamente. Afinal de contas, ele é baseado em erros e acertos de quem já estudou e experimentou as técnicas até chegar no melhor formato e criar este curso.

Pacote de artes para publicidade no Instagram

E para que seus empreendimentos decolem, é primordial que você divulgue a sua empresa. Para isso, nada melhor do que usar o Instagram de maneira profissional com um pacote de artes prontas para você customizar de acordo com a sua empresa!

Você pode usar quantas vezes quiser, além de encontrar os pacotes a ótimos preços neste link.

Já sabe como montar uma clínica veterinária?

Agora que você viu o ponto de partida de como montar uma clínica veterinária, Sebrae, cursos, e diversas outras informações, é hora de iniciar o seu plano de negócios e começar a visualizar as possibilidades.

Não deixe de aproveitar também os diversos cursos que vão trazer ótimas informações e perspectivas novas para sua empresa. Selecionamos aqueles que têm os melhores preços mas com a qualidade necessária.

Tudo que você precisa saber para começar a tirar sua ideia do papel e como organizar uma clínica veterinária você encontra aqui.

Leia também: Como montar banho e tosa em casa: passo a passo para abrir seu negócio com baixo investimento

Crush Pets
  • Crush Pets é um Blog para todos os amantes de Pets. Seja cachorro, gato, tartaruga, furão, peixe... tanto faz! Aqui juntamos a comunidade e falamos sobre como cuidar dos animais que amamos 😉

ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS FRESQUINHOS