Como você já deve saber o mercado pet não para de crescer e investir em equipamentos para pet shop pode ser um bom caminho para quem deseja iniciar um novo negócio.
O primeiro passo para iniciar um negócio é fazer um plano de negócio para prever custos, concorrência, tamanho do mercado e nichos que você pode atuar. Para isso sugerimos que você acesse a Planilha de Plano de Negócio e entenda o passo a passo de como se preparar para iniciar essa empreitada.
Na planilha você encontra tópicos como:
- planejamento,
- localização,
- formação da equipe de colaboradores,
- planejamento financeiro com simulação das despesas de montagem,
- despesas mensais,
- evolução do faturamento e mais.
Junto com a planilha, também é interessante que você faça o curso da Unipet: “Como montar um Pet Shop“. Por apenas R$99 (não é mensalidade, é parcela única) você tem acesso a um roteiro completo, criado por que quem já montou uma loja de sucesso com dicas que vai fazer você economizar dinheiro e trabalho. Por isso, inscreva-se e comece agora mesmo!
Muitas pessoas que estão considerando abrir um pet shop, entretanto, tem dúvidas sobre quais equipamentos para montar pet shop são necessários. Criamos a seguir uma lista com os principais materiais, que você vai usar no seu dia a dia. Confira.
Leia também: Como montar um pet shop gastando pouco: 7 etapas obrigatórias
Equipamentos para pet shop
Conheça a seguir oito equipamentos para pet shop que você deve ter:
- Banheira
- Mangueira
- Soprador
- Secador
- Máquina de Tosa
- Lâminas de Tosa
- Mesa de Tosa
- Cercados ou gaiolas
1. Banheira
A banheira é o local do banho. Ela deve ser confortável para o animal e ajustada na altura ideal para o profissional que irá dar o banho no pet.
É importante garantir a resistência da banheira e conferir bem suas medidas, ou ela ficará pequena para animais de médio e grande porte.
Entre as opções de material mais indicadas estão as banheiras de inox e fibra. Assim que elas chegam no pet shop você pode fazer a instalação e começar o trabalho imediatamente.
O foco na escolha deste equipamento para pet shop deve ser em resistência e conforto para o pet e para o profissional.
Garanta a instalação da banheiro em um local onde haja o escoamento direto para da água para a rede de esgoto, sem ficar acumulada.
2. Mangueira
A mangueira é um equipamento para pet shop que irá tornar o banho mais fácil e rápido. Isso ajuda você a atender mais pets, garantindo a excelência na qualidade, e vai diminuir o estresse dos animais que não se sentem à vontade ao tomar banho.
3. Soprador
O soprador é usado antes do secador e depois do banho. Ele ajuda a eliminar o excesso de água que ficou no pelo do animal, antes de começar o processo de secagem, propriamente dito.
Ele ajuda a economizar na conta de energia e também dá mais agilidade no processo de secagem do pet.
4. Secador
O secador é mais potente do que o soprador, e por isso é usado na etapa final de secagem dos pelos dos animais, principalmente, nos de pêlos longos.
Também deve ser confortável para o profissional que irá executar a função, para garantir que ele não sai cheio de dor no final do expediente.
Uma outra opção para quem seu pet shop estiver mais requisitado é uma máquina de secagem, que automatiza esse processo, principalmente, quando ele deve ser realizado em animais de pequeno porte.
Fique atento para escolher um secador ou máquina que sejam mais econômicos em termos de consumo de energia.
Fonte: Atacama
5. Máquina de Tosa
A máquina de tosa deve ser escolhida pensando na segurança e na qualidade do acabamento proporcionado.
É isso que irá garantir que seus clientes serão fidelizados e indicarão seu espaço para outras pessoas.
Além disso, as máquinas também devem ser confortáveis para o profissional, assim como todos os equipamentos para montar pet shop que você escolher.
6. Lâminas de Tosa
Junto com as máquinas, as lâminas é o que permitem o corte do pêlo do pet.
Assim como as máquinas dos nossos cabelos possuem lâminas que permitem cortes mais altos ou mais baixos, você também deve adquirir um kit de lâminas com diferentes opções de altura do corte. Dando mais flexibilidade para a escolha do tutor.
7. Mesa de Tosa
A mesa de tosa é o local onde a tosa será realizada. É o apoio onde o animal será colocado.
Também deve oferecer certo conforto para o profissional e para o animal.
É sugerido que tenha a altura ajustável para que o conforto se mantenha independente do porte do animal.
Confirme a resistência da mesa antes de fazer sua escolha pelo equipamento para pet shop correto.
8. Cercados ou gaiolas
Em algumas situações o animal precisa esperar um pouco entre tosa, banho e secagem.
Para que essa espera seja seguran, é aconselhável que você coloque os animais em baias ou gaiolas espaçosas e resistentes.
Mantenha a higiene desses espaços para manter os animais limpos e cheiros enquanto ficam lá dentro.
Leia também: Marketing digital para pet shop: TOP 5 dicas para alavancar
Infraestrutura do pet shop
Além dos equipamentos para pet shop é importante que você considere a infraestrutura total do espaço.
Primeiro, a área a banho e tosa deve ser separada do espaço em que você recebe seus clientes e tem outros produtos sendo exibidos.
É recomendado que essa área tenha pelo menos 2,70m de altura e 2,70m de largura.
É indicado que você tenha uma área com cadeiras para que seus clientes possam aguardar o banho e a tosa dos animais. Mesmo que alguns não esperem, outros preferem ficar por perto.
Lembre-se de prateleiras e armários para colocar os produtos usados para cada etapa do tratamento do pet.
Na área de exposição de produtos como ração, petiscos e brinquedos, inclua móveis que ajudem na organização e exibição dos itens.
Com essa lista de equipamentos para pet shop temos apenas mais uma recomendação. Se você é novo nesse setor, fazer um curso com quem tem experiência pode ajudar a evitar erros e caminhar para os acertos.
Para isso, a maneira mais rápida e barata é investir em um curso online de como montar um banho e tosa, com lista de equipamentos, regras, legislação, vigilância sanitária e mais.
Outro curso que pode abrir seus horizontes é o de Auxiliar Veterinário. Além de deixar você mais preparado para qualquer situação, um certificado nessa área pode deixar seus clientes a ficarem mais tranquilos ao deixarem seus animais com você.
Entenda tudo sobre a função de um auxiliar veterinário, no vídeo abaixo e inscreva-se no curso.
Veja também:
Se você tem dúvidas sobre o caminho que deseja tomar, mas sabe que quer trabalhar com animais, indicamos que conheça nosso artigo, “[Lista Completa] 20 maneiras de como ganhar dinheiro com pets“ e explore esse universo!